A História



A criação do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão acontece no ano de 2003, iniciando suas atividades em abril de 2004, sob o código 78.112, portaria 16.693, publicada no Diário Oficial em 11/11/2003, sob jurisdição Núcleo Regional 05 em Itabuna-BA, da secretaria de Estado da Educação do Estado da Bahia, inscrita no CNPJ sob n°13.937.065/0001-000.

A escola está sob a direção da professora Adriana Santana Silva desde 2007 e oferta Ensino Médio Regular funcionando nos três turnos, sendo que no turno noturno funciona uma turma na modalidade Proeja Médio e no turno vespertino, curso técnico em Agropecuária pelo Programa Mediotec. O Almakazir também é Colégio Universitário – Cuni, da Universidade Federal do Sul da Bahia desde 2014.

Conta com uma extensão Anexa, desde 2008, situada no distrito de Itamotinga, autorizada com código 78.112-991, funcionando apenas no noturno, em um prédio emprestado pelo Município com três salas, uma turma de cada série de Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) e uma secretaria.

O Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão se caracteriza como colégio de porte médio, atendendo uma clientela composta por 614 estudantes, distribuídos em 24 turmas, sendo 21 na matriz e 3 no distrito de Itamotinga. No matutino, são 10 turmas, no total de 255 alunos; no vespertino, 4 turmas, com 102 alunos e, no noturno, 10 turmas, perfazendo 244 alunos.

Todo esse esforço vem de uma equipe formada por 29 professores. Desse montante, 24 professores são efetivos, graduados e pós-graduados; boa parte desses profissionais ingressando em mestrados; 05 professores possuem vínculo empregatício com a SEC. Além desses profissionais há 02 coordenadoras que auxiliam no desenvolvimento das atividades pedagógicas, 03 articuladoras de área e 19 funcionários, divididos entre auxiliares administrativos, porteiros, merendeiras e serviços gerais, sendo estes profissionais insuficientes para atender à demanda existente na Unidade Escolar.

A proposta curricular do CEAGG é consistente, uma vez que contempla o planejamento e as práticas pedagógicas que possibilitam a inclusão de manifestações culturais, projetos autorais e estruturantes e processos sociais na experiência escolar de nossos alunos a partir de propostas de intervenção e de cooperação sistematizada em torno da construção do conhecimento. Trata-se de uma instituição pública de qualidade, com 10 anos dedicados ao Ensino Médio e bem conceituada na comunidade; um exemplo de gestão participativa, onde toda a comunidade escolar interage nas ações, através de reuniões e muitos diálogos.

No que se refere aos recursos pedagógicos disponíveis, além do livro didático, temos outros recursos importantes - apesar de dispormos de quantidade insatisfatória - que fazem a diferença na qualidade do ensino/aprendizagem, como: sala de recursos, data show, tela de projeção, caixas e aparelhos de som, TV, aparelhos de DVD, Internet, máquina fotográfica digital, filmadora, notebook e laboratório de ciências móvel, encontrando-se este sem utilização por falta de recursos que garantam o seu funcionamento. Apesar de contarmos com uma estrutura física regular, alguns espaços ainda são ociosos – biblioteca, sala de informática – por falta de recursos humanos e financeiros. Não dispomos de um auditório e nem quadra poliesportiva, fato que inviabiliza a realização de muitas atividades; necessitamos ainda de um almoxarifado adequado às nossas necessidades.

Além da evasão escolar, a escola tem enfrentado diversos problemas como alto índice de alunos desempregados, envolvidos com tráfico e consumo de drogas, prostituição, dentre outros. Para minimizar alguns destes problemas, contamos com preciosas parcerias, tanto da rede interna quanto da externa, quanto a esta, podemos citar: Banco do Brasil, Caixa Econômica, com estágios remunerados (jovem aprendiz); o comércio local com bolsas para o curso pré-vestibular e doação de brindes; profissionais da saúde em palestras e apoio nas Feiras de Saúde realizadas anualmente; segurança pública, com a Polícia Militar, dentre outras.

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