A projeto de preservação da memória do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão em Coaraci-BA, a partir de sua contribuição social e cultural para a comunidade no seu entorno, assim como para o município a que pertence, volta-se para o percurso histórico e social dessa escola elencando discussões que relacionam Educação, Memória e Identidade.
Os esforços para identificação e preservação da memória do Almakazir tem como estratégia o agrupamento das contribuições de diversos atores sobre a história local, a identificação memórias individuais para compreensão da memória coletiva, articulação e mobilização da comunidade escolar, no planejamento e realização de atividades que oportunizem o acervo eletrônico de registros históricos.
A história do Almakazir se repercute na vida de muitos coaracienses, atualmente é a única escola pública a ofertar o Ensino Médio no município, o que o torna um espaço vivo que participa da experiência histórica de diferentes grupos sociais. Portanto, a proposta desse trabalho é o registro de memórias que se coadunam com a história do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão e consequentemente da comunidade no seu entorno.
A iniciativa pretende criar um espaço virtual de articulação, registro e mobilização, sabendo o quanto a tecnologia tem contribuído para a perpetuação do conhecimento e preservação histórica. Um blog foi o suporte tecnológico escolhido para o registro de todas as informações coletadas, visto que essa ferramenta garante a circulação de ideias e maior facilidade de acesso a informação com um baixo custo.
O blog se chamará “ALMAKAZIR” e funcionará como espaço principal para o registro das atividades do projeto, visto que não há nenhum veículo exclusivo com informações atualizadas sobre a Escola e sua história.
O conjunto das ações propostas se estrutura justamente a partir do levantamento de informações como fotografias, experiências e relatos de moradores locais, professores, ex-alunos e alunos atuais, bem como a contribuição de outros atores comprometidos com a promoção e preservação da história local. Desta maneira, o Projeto fortalece a compreensão de que a comunidade e a escola possuem uma relação de parceria.
No âmbito da participação da comunidade escolar, os organizadores criarão uma rotina de conversas informais com professores, funcionários, alunos (ex e atuais), moradores locais para que se tenha um repertório (relatos, fotografia, videos...) afim de complementar o acervo no Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário